Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Facilforme
Você sabia? A doença falciforme é uma das diversas condições detectáveis através do Teste do Pezinho, que é feito logo nos primeiros dias de vida do bebê.
Essa condição genética afeta a forma dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os menos flexíveis e com menor capacidade de transportar oxigênio – o que pode causar dor e quadros como anemia, infecções e outras complicações graves.
Ela é hereditária e, de acordo com a ONU (2022), é a enfermidade genética mais comum no Brasil e no mundo todo, afetando especialmente a população afro-descendente. Mesmo assim, ela ainda é pouco conhecida!
Recentes avanços no tratamento incluem novas terapias genéticas, como a edição de genes com a ferramenta CRISPR, e o uso de medicamentos como alfaepoetina e hidroxiureia pelo SUS – além de avanços em terapias celulares! O sequenciamento genético também está sendo utilizado para personalizar tratamentos e melhorar a eficácia de transfusões.
Neste 19 de junho, a SBGM reforça a importância da informação, da inovação científica, do diagnóstico precoce, do acompanhamento médico e, claro, da empatia.