Dia de Conscientização do Albinismo


Hoje é dia de falar sobre o albinismo! 

Essa condição genética afeta a produção de melanina, o que impacta na coloração da pele, dos olhos e dos cabelos – e também pode trazer alterações visuais importantes.

Sim, é isso mesmo: o albinismo não afeta apenas a pigmentação, como ainda pode causar dificuldades visuais e aumentar a sensibilidade à luz solar, necessitando de cuidados em saúde para evitar complicações, como mais susceptibilidade ao câncer de pele

O albinismo ainda é cercado de mitos e preconceitos, por isso que datas como essa são tão importantes para ampliar o conhecimento e combater a desinformação. 

E temos uma conquista importante a celebrar: em maio de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.140, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo! Essa nova legislação estabelece medidas fundamentais para garantir: acesso a atendimento especializado em saúde, com prioridade para oftalmologia e dermatologia; distribuição gratuita de protetores solares e óculos com lentes específicas pelo SUS; acompanhamento educacional e inclusão escolar com recursos de acessibilidade; políticas de combate ao preconceito e à discriminação; e a promoção de campanhas informativas e educativas.

Mais do que garantir direitos, essa política reconhece que pessoas com albinismo precisam de atenção integral e respeito às suas necessidades específicas. É um passo essencial para uma sociedade mais justa e inclusiva!