A perda de um dente de leite com raiz intacta pode ser sinal de uma doença genética!
A Hipofosfatasia é uma doença genética rara que pode se manifestar em diferentes graus de gravidade. Ela é causada por uma alteração no gene responsável pela enzima fosfatase alcalina, causando uma desmineralização óssea, tornando os ossos e dentes mais fracos.
Se a pessoa tem a forma grave da doença - normalmente associada à herança autossômica recessiva, os sinais costumam ser mais severos presentes desde a formação fetal como alterações na caixa toráxica, deformidades ósseas, membros mais curtos e problemas respiratórios.
Na infância e adolescência, pode acontecer a perda prematura dos dentes de leite com raiz intacta, baixa estatura, dores ósseas, deformidades ósseas e fraturas. Já na vida adulta, a condição costuma estar relacionada a uma forma mais branda, causando especialmente perda dos dentes, dor crônica nos ossos e articulações e fraturas.
O diagnóstico da HPP é o passo inicial para que o paciente tenha mais qualidade de vida, com o tratamento e manejo dos sintomas adequados a cada especificidade. O médico geneticista pode indicar o melhor caminho quando há a descoberta da doença.