Qual é a doença que pode causar anemia profunda?


A Talassemia ou Anemia do Mediterrâneo é um tipo de doença que causa a diminuição das proteínas que carregam oxigênio no sangue. Por essa razão, faz parte de um grupo chamado hemoglobinopatias.

Dependendo da forma de Talassemia, a pessoa pode sofrer de anemia profunda, provocando danos ao organismo. Entre os sintomas, estão:

??Cansaço e fraqueza;
??Atraso no crescimento;
??Alterações ósseas;
??Aumento do baço.

O diagnóstico é realizado através de hemograma e eletroforese de hemoglobina, para estabelecer o tipo. Também, deve-se levantar o histórico clínico e informações étnicas do paciente.

A Talassemia não tem cura, mas existe tratamento para controle dos sintomas que ajudam o paciente a ter uma rotina relativamente normal.

 

Saiba mais:

A Talassemia é hereditária e faz parte de um grupo de doenças chamadas hemoglobinapatias. Existem dois tipos de Talessemia: Alpha e Beta e esses tipos podem se manifestar de três formas: Minor, intermediário e major.

FORMA MINOR: pode passar despercebida, às vezes cursa como anemia leve.

FORMA INTERMEDIÁRIA: a deficiência de hemoglobina é moderada com consequências leves.

FORMA MAJOR: é a forma grave da doença e causa anemia profunda. Esse tipo é transmitido através de dois genes alterados ou com mutação, um do pai e outro da mãe.