SBGM destaca a importância do Undiagnosed Day na conscientização sobre o tema


Classificação é dada para condições médicas raras e complexas que não foram corretamente identificadas ou diagnosticadas, mesmo após uma avaliação médica completa e exaustiva.

A Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) destaca a importância do "Undiagnosed Day", uma data globalmente reconhecida para conscientizar sobre as doenças não diagnosticadas e a necessidade de apoio e atenção a pacientes e suas famílias. Essas circunstâncias podem afetar diferentes órgãos e sistemas do corpo, causando sintomas variados e debilitantes, o que pode levar a um longo processo de busca por respostas para os pacientes e suas famílias. O Undiagnosed Day é celebrado anualmente no último dia útil de abril, e neste ano ocorreu no dia 29.

Segundo a médica geneticista e diretora científica da SBGM, Ida Vanessa Doederlein Schwartz, a ação é uma oportunidade de conscientizar sobre o assunto uma vez que elas trazem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.

Os debates em relação a casos de doenças sem diagnóstico são fundamentais, pois muitos pacientes enfrentam desafios significativos em sua busca por respostas e tratamentos adequados. A falta de um diagnóstico preciso pode resultar em atrasos no tratamento, frustração emocional, isolamento social e impactos financeiros, além de dificuldades no acesso a cuidados de saúde especializados e suporte adequado.

A SBGM, em parceria com outras instituições e organizações de saúde em todo o mundo, apoia o Undiagnosed Day. Mais informações sobre o Undiagnosed Day, podem ser conferidas no site oficial em https://www.undiagnosed-day.org/