Especialistas detalham o papel do aconselhamento genético em várias fases e etapas: da pré-concepção ao indivíduo adulto


Tema esteve presente no XXXIII Congresso Brasileiro de Genética Médica

O aconselhamento genético tornou-se uma importante ferramenta no campo das doenças hereditárias. Através de diversos tipos de exame sé possível estudar aspectos educacionais e reprodutivos que são imprescindíveis para a melhoria da qualidade de vida de pacientes portadores de determinadas patologias genéticas.

O tema foi trazido no Congresso Brasileiro de Genética Médica sob diferentes abordagens, sob a coordenação de Maria Angelica de Faria Domingues de Lima (RJ)

A médica Dafne Dain Gandelman Horovitz (RJ) discorreu sobre o aconselhamento genético pré-concepcional. Através da análise dos dados é possível avaliar o histórico de doenças na família, além de ocorrência de deficiência intelectual, autismo ou até mesmo câncer. A outra abordagem é o Pré-Natal, que foi trazido por Raquel Tavares Boy da Silva (RJ). Por fim, Marcial Francis Galera (MT) abordou o aconselhamento genético neonatal.

A parte final foi conduzida por Karina Carvalho Donis (RS) que tratou do aconselhamento genético preditivo técnica de sequenciamento dos genes do paciente para apontar prováveis riscos genéticos, ou seja, a probabilidade e não a garantia de algumas doenças serem desenvolvidas. Os testes preditivos devem ser utilizados em casos de patologias específicas que são (ou podem ser) hereditárias