Programa do Governo Federal vai oferecer qualificação em Doenças Raras


Solenidade de lançamento foi realizada na manhã desta terça-feira (31/08) com transmissão pelos canais oficiais do Ministério da Saúde.

A Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) participou do lançamento do projeto Educomunicação em Doenças Raras do Ministério da Saúde.

“Esse movimento é parte importante das iniciativas que buscam a disseminação de informações sobre as enfermidades, e a SBGM tem orgulho de ter contribuído, junto com o Telessaúde/RS, com as aulas deste projeto, afirmou a presidente da SBGM, Têmis Maria Félix.

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, ressaltou a importância da educação como instrumento que pode trazer sustentabilidade para todas as ações.

"Estamos, hoje, oferecendo ao país, a partir de um pedido especial da primeira dama Michele Bolsonaro, uma capacitação para que todos os profissionais do SUS possam diagnosticar precocemente, tratar os Doentes Raros que são muito preciosos. São 14 cursos de formação para todas as categorias de saúde, graças a parceria com a SBGM, a qual somos muito gratos, disse.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou o compromisso assumido do Governo com a vida, com a dignidade da pessoa humana e compromisso com a liberdade.

"A melhor forma de fazermos frente aos problemas é através do Sistema Único de Saúde. A saúde é um direito de todos e desde o início da gestão, os Raros são uma prioridade. Precisamos uma política pública que possa atender de maneira sustentável a essas demandas", declarou.

Através do programa, o Ministério da Saúde vai capacitar trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) para que consigam reconhecer pacientes com patologias raras e, assim, realizar o encaminhamento ao serviço especializado.

O ministro e a primeira-dama também apresentaram a nova mascote do SUS, a Rarinha. Ela faz parte de uma iniciativa que tem como objetivo chamar atenção para patologias que não são prevalentes na população e aparecerá nas redes sociais do Ministério com informações importantes e dicas sobre doenças raras. Também participaram do evento o secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira e a deputada federal Carmen Zanotto.

Michelle Bolsonaro reforçou seu compromisso em divulgar informações sobre as Doenças Raras para que a população consiga buscar conhecimento. “Durante anos, nossos raros ficaram invisíveis. Mas, neste governo, com seu olhar para as pessoas com doenças raras, estamos modificando a realidade destes pacientes. Precisamos acabar com preconceitos e facilitar diagnósticos”, disse.