15 de julho é o Dia do Médico Geneticista


Especialidade é extremamente importante, no entanto conta com baixo número de profissionais no Brasil

O médico geneticista atua na avaliação clínica, diagnóstico, tratamento e aconselhamento genético de pacientes com diferentes tipos de doenças e condições de saúde. Mesmo diante de tanta importância o número de profissionais atuando no Brasil é muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na última demografia de 2020 são 332 médicos geneticistas, o que equivale a um por 1,25 milhão de brasileiros aproximadamente. A OMS recomenda que haja um geneticista para cada 100 mil habitantes. Baseada na estimativa da OMS, faltam 1.800 geneticistas no país.

“Estamos muito aquém do recomendado. Por conta desse cenário é fundamental aumentarmos o número de profissionais e de residências médicas voltadas à especialidade no Brasil”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Têmis Maria Félix.

Um dos maiores desafios da especialidade é acompanhar os avanços que a medicina está apresentando na atualidade, tanto no ponto de vista diagnóstico quanto de tratamento de patologias genéticas.

“Muitos de nossos pacientes ainda não têm acesso a essas tecnologias no Brasil. Então a incorporação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desses avanços é um desafio importante. A valorização do médico geneticista é outro grande esforço. A especialidade se relaciona com praticamente todas as outras áreas da medicina e em alguns casos não há o conhecimento básico de genética por parte de profissionais das outras áreas”, completa Têmis.

O médico geneticista tem um papel fundamental na vida de todos pacientes e familiares com Doenças Raras. O acompanhamento é feito desde o período de Pré-Natal, infância, adolescência e vida adulta.

“Acompanhamos o paciente ao longo de toda a sua vida. O reconhecimento de Doenças Raras é feito muitas vezes de forma tardia. Temos uma missão que é apontar a linha de cuidados que deverá ser seguida em qualquer fase da vida”, finaliza.

Assim como nas demais áreas médicas, é importante que o paciente se certifique, antes de consultar, que o médico possui o título de especialista. Esta é uma garantia de que o atendimento será qualificado, visto que o profissional possui formação acadêmico-científica adequada e está apto a exercer a especialidade. Os médicos geneticistas com título de especialista pela SBGM podem ser encontrados no site sbgm.org.br

35 anos da SBGM

Neste 15 de julho de 2021, a SBGM completa 35 anos de existência com a temática do “passado, o presente e o futuro da Genética Médica!”. Em virtude das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, as comemorações serão feitas em um evento virtual. A atividade será realizada no dia 15 de julho, às 19h30min com transmissão através de link disponível nas redes sociais. A entidade lança, ainda, o livro " Olhares e caminhos: 35 anos da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica". Neste, traça-se um panorama histórico por meio de documentos e narrativas de diferentes pessoas que fizeram parte da criação, consolidação e expansão da Especialidade no Brasil.