Projeto Genoma Brasil é considerado um marco na saúde brasileira


Principal objetivo do programa é a criação de um banco de dados nacional com 100 mil genomas de brasileiros, nos próximos anos

O projeto sequenciará genes de portadores de doenças raras, cardíacas, câncer e infectocontagiosas. O Genomas Brasil é um programa de ciência, tecnologia e inovação que tem como finalidade incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico nacional nas áreas de genômica e saúde de precisão; promover o desenvolvimento da indústria genômica nacional e estabelecer prova de conceito para uma linha de cuidado em genômica e saúde de precisão no âmbito do SUS.

A Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) participou do ato de lançamento de forma virtual, com a participação da presidente da entidade, Têmis Maria Félix.

“Além de conhecer o genoma de referência da população brasileira, que é extremamente miscigenada, o projeto vai dar subsídios para o desenvolvimento de drogas e favorecer a medicina de precisão. A parceria com as sociedades científicas, como a SBGM, junto ao Ministério da Saúde foi extremamente importante. As entidades foram ouvidas em relação aos aspectos técnicos e científicos e pudemos colaborar bastante com o trabalho. Temos a convicção de que o trabalho vai contribuir com o conhecimento da genômica da população brasileira e, com isso, proporcionar um avanço tecnológico em relação a diagnóstico e terapias inovadoras para doenças raras”, afirmou Têmis.

A Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) participou de várias reuniões sobre esta iniciativa representada pela sua presidente Dra. Têmis Maria Félix. Também colaboraram outros membros da SBGM: Dra Iscia Lopes-Cendes, Dra. Patricia Ashton-Prolla, Dra. Dafne Horovitz, Dr. Juan Llerena Jr. e Dr. Roberto Giugliani.

O evento oficial de lançamento do projeto foi realizado na última quarta-feira (14/10) no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro; do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; além de diversas outras autoridades.