Médicos apresentam evoluções no diagnóstico e tratamento de distúrbios do movimento

Congresso Brasileiro de Genética Médica acontece em Salvador, na Bahia, reunindo maiores autoridades do país na especialidade


Congresso Brasileiro de Genética Médica acontece em Salvador, na Bahia, reunindo maiores autoridades do país na especialidade
 
Os distúrbios nos movimentos na infância foram tema de uma das aulas proferidas durante o terceiro dia do CBGM 2019 XXXI Congresso Brasileiro de Genética Médica, que acontece em Salvador, na Bahia. Baseado em casos clínicos, o médico, Fernando Kok, mostrou as diversas apresentações possíveis durante a infância e as novidades do ponto de vista genético.
 
- Surgiram muitas doenças que até pouco tempo não eram conhecidas. Com o avanço da genética molecular estamos tendo a possibilidade de fazer o diagnóstico de um número maior de doenças e até mesmo oferecer tratamento para casos que até pouco tempo eram pouco estudadas. Isso permite fazer com que sinais desapareçam completamente, em alguns casos – afirmou.
 
Entre os casos mais significativos, o médico cita os distúrbios de sínteses de neuro-transmissor e defeitos de transporte de glicose no sistema nervoso que podem levar a uma redução de glicose no cérebro, o que pode ser revertido com modificações na dieta. O palestrante também reforçou a importância da disseminação do conhecimento entre profissionais de outras especialidades.
 
- Tanto para o pediatra como para o neurologista é importante conhecer essas doenças para que possam fazer o devido encaminhamento. Como são doenças muito raras isso é desafiador. O objetivo é criar sinais de alerta para que o pediatra mesmo não conhecendo a doença em detalhes possa fazer o devido encaminhamento que pode ser feito para o neurologista ou o médico geneticista. Movimentos anormais excessivos ou falta de movimentos em membros inferiores ou superiores, são um bom exemplo disso – completou.
 
A mesa redonda, realizada nesta quinta-feira (04/07), teve coordenação de Emília Katiane Embiruçu de Araújo Leão. Também integrou a programação a aula “movement disorder society genetic mutation database (mdsgene)”, de Sarah Camargos e ataxias espinocerebelares no Brasil: passado, presente e futuro, de Laura Bannach Jardim.
 
O Congresso Brasileiro de Genética Médica acontece no Hotel Deville Prime, em Salvador, de 1 a 5 de julho de 2019. A programação completa pode ser conferida no site cbgm2019.com.br. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM).