Palestra mostra importância de alimentação adequada na prevenção de doenças

Abordagem do ácido fólico e da vitamina B12 foram destaque em congresso de genética médica que segue até sexta-feira (05/07), em Salvador, na Bahia


Abordagem do ácido fólico e da vitamina B12 foram destaque em congresso de genética médica que segue até sexta-feira (05/07), em Salvador, na Bahia
 
A importância do ácido fólico e da vitamina B12 foi uma das atrações do terceiro dia do CBGM 2019 XXXI Congresso Brasileiro de Genética Médica, que acontece em Salvador, na Bahia. A programação teve início com a apresentação do convidado internacional, Richard H. Finnell, dos Estados Unidos, que falou dos erros inatos do metabolismo associados a defeitos em receptores de folato. O ácido fólico é necessário para a formação de glóbulos vermelhos normais e para a síntese do DNA, ou seja, o material genético das células. Também é importante para o desenvolvimento normal do sistema nervoso do feto, em gestantes.
 
A segunda aula tratou do diagnóstico diferencial de hiperhomocisteinemia. Durante a abordagem, a palestrante, médica Ida Vanessa Doederlein Schwartz, aproveitou para fazer o alerta de que em algumas alterações encontradas em exames de laboratórios ou mesmo em clínicas não são por problemas genéticos, e sim por falhas no processo alimentar da pessoa.
 
- Há muitos casos que podem ser resolvidos com uma dieta adequada. Muitas dietas restritivas feitas por conta própria trazem esse risco. A orientação é que as pessoas tenham sempre uma dieta saudável. Se elas quiserem, ou precisarem, restringir alimentos, especialmente os derivados de origem animal como carne, leite ou ovos, poderão suplementar essas vitaminas já que não vão adquirir pela dieta. Essa orientação precisa ser feita a partir de consultas com o seu médico – explicou.
 
Na sequência, a médica geneticista, Carolina Fischinger Moura de Souza, discorreu sobre a vitamina B12 que faz parte da família de compostos denominados genericamente de Cobalaminas. A vitamina hidrossolúvel sintetizada exclusivamente por micro-organismos é encontrada em praticamente todos os tecidos animais e estocada primariamente no fígado. A fonte natural restringe-se a alimentos de origem animal especialmente carne, leite e ovos. Durante a apresentação a médica mostrou que em países industrializados estudos epidemiológicos mostram uma prevalência de deficiência de vitamina B12 na população geral próxima a 20%.
 
O Congresso Brasileiro de Genética Médica acontece no Hotel Deville Prime, em Salvador, de 1 a 5 de julho de 2019. A programação completa pode ser conferida no site cbgm2019.com.br. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM).