Médico norte-americano fala sobre avanços na medicina genética

Alterações congênitas foi tema da palestra durante o Congresso Brasileiro de Genética Médica que ocorre até sexta-feira (05/07) em Salvador, na Bahia


Alterações congênitas foi tema da palestra durante o Congresso Brasileiro de Genética Médica que ocorre até sexta-feira (05/07) em Salvador, na Bahia
 
As mudanças tecnológicas e a evolução da medicina ao longo dos 40 anos foram destacadas pelo convidado internacional, Richard H Finnell, que falou sobre a estrutura genômica das alterações congênitas. A aula, proferida nesta quarta-feira (03/07), mostrou estudos dos chamados defeitos do tubo neural (DTN) que são um grupo de defeitos congênitos em que uma abertura na medula espinhal ou no cérebro que permanece desde o início do desenvolvimento humano.
 
- Sem dúvida esses avanços foram marcantes e acredito que muitas coisas melhores virão nos próximos anos. Hoje, contamos com meios que nos permitem analisar muitos dados a partir do DNA – disse.
 
Entre os benefícios reforçados pelo médico, está a orientação das melhores condutas especialmente durante o período de gestação e que, automaticamente, permitem ao médico o encaminhamento de medicações para doenças específicas. Para o médico, dos Estados Unidos, houve avanços marcantes, mas que precisam se tornar cada vez mais acessíveis à população.
 
- Acredito que os governos precisam subsidiar não só tratamentos, mas dar o suporte necessário as universidades e sistemas de ensino ao redor de todo o país para que cientistas possam tirar proveito dessas ferramentas. Essa visão vai criar uma sociedade com mais acesso à saúde e automaticamente reduzir o custo do governo com tratamentos de saúde – completou.
 
O Congresso Brasileiro de Genética Médica acontece no Hotel Deville Prime, em Salvador, de 1 a 5 de julho de 2019. A programação completa pode ser conferida no site cbgm2019.com.br. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM).