Grupo de médicos geneticistas gaúchos é premiado em Congresso Latino Americano

Equipe recebeu o prêmio de Melhor Comunicação Oral, do XI Congresso Latino Americano de Erros Inatos do Metabolismo


 
Equipe recebeu o prêmio de Melhor Comunicação Oral, do XI Congresso Latino Americano de Erros Inatos do Metabolismo
 
O estudo sobre a glicogenose tipo IX, um grupo de doenças raras, realizado pelos médicos geneticistas brasileiros foi reconhecido no Congresso Latino Americano de Erros Inatos do Metabolismo, que ocorreu de 12 a 15 de maio, em Buenos Aires, na Argentina. Com 180 trabalhos científicos apresentados, o grupo triunfou na categoria Clínicos e mostrou a importância e a relevância das pesquisas metabólicas no Brasil.
 
- Além da premiação, foi interessante estar presente e dialogar com os demais colegas sobre os temas deste ano: a triagem neonatal e as doenças metabólicas hereditárias. Este tipo de contato, qualifica a Genética Médica e nos permite partilhar conhecimento - comentou a médica geneticista e membro da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Carolina Fischinger Moura, que integrou a equipe premiada.
 
Bibiana Melo de Oliveira recebeu o prêmio em nome da equipe. Foram premiadas, além dela, Carolina Fischinger Moura, Fernanda Sperb, Tassia Tonon, Bruna Santos, Lilia Refosco e Ida Vanessa Schwartz. Todos assinaram o trabalho "História Natural da Glicogenose IX: um estudo multicêntrico brasileiro.
 
A SBGM ressalta, também, a importância de congressos na America Latina para melhor integração das sociedades médicas, tendo em vista alguns desafios semelhantes que são enfrentados na área do conhecimento em genética médica e sua formação na América Latina.