Uma data dedicada à inclusão

Dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down


 
Dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down
 
A melhor forma de combater a desinformação é estimular o debate e a conscientização da população. Pensando nisso, o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado dia 21 de março, é uma representação simbólica da luta pelos direitos igualitários, a inclusão das pessoas com Down na sociedade e um melhor bem-estar para quem sofre com esta condição genética. Mesmo com estudos intensivos, os motivos para a ocorrência da síndrome ainda são desconhecidos o que só enfatiza a necessidade de se falar dela.
 
- A síndrome de Down é primeira causa de deficiência intelectual de origem genética, e as melhores formas de prestar auxílio a quem possui esta condição são o diagnóstico precoce e o acompanhamento, para assim, encaminhar as terapias de apoio o mais breve possível. Desta forma, junto à conscientização de toda população, é mais fácil incluí-los na escola e na sociedade — ressalta a presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Têmis Maria Félix.
 
A médica geneticista também salienta que a síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21, em vez de 2 cromossomos.
 
Em alusão aos três cromossomos 21, a Down Syndrome International escolheu o 21 de março como data mundial para dedicar-se à condição.