Artigos sobre câncer hereditário têm acesso gratuito

A Rede Brasileira de Câncer Hereditário (ReBraCH) e a revista Genetics and Molecular Biology publicaram, recentemente, um fascículo especial sobre oncogenética. Os artigos têm acesso livre...


Artigos sobre câncer hereditário têm acesso gratuito



Posted on  by Comunicação SBOC in NOTÍCIAS

\"DNAA Rede Brasileira de Câncer Hereditário (ReBraCH) e a revista Genetics and Molecular Biology publicaram, recentemente, um fascículo especial sobre oncogenética. Os artigos têm acesso livre e estão indexados no Pubmed.

Acesse os artigos sobre câncer hereditário aqui.

Pesquisas desenvolvidas no Brasil são objeto de alguns dos textos, como “Rearranjos de BRCA1 e BRCA2 em indivíduos brasileiros com Síndrome Hereditária do Câncer de Mama e Ovário”, “Prevalência de manchas ‘café com leite’ em crianças com tumores sólidos” e “Seleção de mutações germinativas BRCA1, BRCA2, TP53 e CHEK2 em famílias com risco de câncer de mama hereditário identificadas em um estudo populacional do Sul do Brasil”.

Outros estudos realizados em nosso país e publicados neste número especial são “Pacientes com câncer de mama de início precoce no Sul e Sudeste do Brasil devem ser testados para a mutação TP53 p.R337H” e “Comparação de múltiplos métodos de genotipagem para a identificação da mutação fundadora predisponente ao câncer p.R337H em TP53”.

Além disso, dois dos artigos discutem o sequenciamento de nova geração (NGS): um sobre perspectivas na avaliação hereditária do risco de câncer e o segundo a respeito  de CDH1 em pacientes com câncer gástrico do norte do Brasil identificada a partir desta técnica.

História e perspectiva sobre a pesquisa em câncer hereditário

A publicação especial do periódico Genetics and Molecular Biology traz os aspectos históricos da ReBraCH e comenta os desafios para a oncogenética no Sistema Único de Saúde (SUS) e na saúde suplementar no Brasil. O desenvolvimento do estudo do câncer hereditário na América do Sul também é um dos destaques. Por fim, o leitor pode conhecer a experiência do Hospital de Câncer de Barretos e seu serviço de oncogenética no atendimento ao SUS.

Fundada em 2005, a Rede Brasileira de Câncer Hereditário tem como objetivos desenvolver estudos e promover boas práticas em oncogenética. Segundo a médica geneticista Patrícia Ashton-Prolla, coordenadora da Rede, desde 2013, e também integrante da equipe de genética e câncer do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, entre 10% e 20% dos casos de câncer têm origem hereditária. “Nosso empenho é descobrir quais, enfocando a prevenção”, explica. “Por isso, a ReBraCH faz um intenso trabalho de divulgação entre os colegas e de treinamento com os médicos residentes no sentido de reconhecer os casos suspeitos”, completa a pesquisadora.

Outra frente de atuação da Rede, segundo ela, é ampliar o acesso de pacientes em risco aos testes de DNA para investigar câncer hereditário nos sistemas de saúde público e privado.

Onze instituições integram a Rede Brasileira de Câncer Hereditário, todas elas ligadas integralmente ou em parte ao Sistema Único de Saúde:

  1. Instituto Nacional de Câncer (Inca) – RJ
  2. A. C. Camargo Cancer Center – SP
  3. Hospital de Câncer de Barretos – SP
  4. Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) – SP
  5. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP – SP
  6. Hospital Universitário João de Barros Barreto e Universidade Federal do Pará (UFPA) – PA
  7. Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos e Universidade Federal da Bahia (HC-UFBA) – BA
  8. Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória – HINSG – ES
  9. Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz – RJ
  10. Hospital Universitário Gaffrée Guinle, da Unirio – RJ
  11. Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) – RS

Os oncologistas que quiserem saber mais sobre a ReBraCH ou precisarem tirar dúvidas sobre oncogenética podem escrever para o e-mail l-oncogenetica@hcpa.edu.br.