VIDEO EDUCATIVO SOBRE A EMBRIOPATIA PELO VIRUS ZIKA

A partir do segundo semestre de 2015 observou-se no Brasil o nascimento de um grande número de bebes com microcefalia grave e anomalias cerebrais. Logo em seguida, observou-se que estas anomalias estavam associadas com a infecção materna pelo vírus...


A partir do segundo semestre de 2015 observou-se no Brasil o nascimento de um grande número de bebes com microcefalia grave e anomalias cerebrais. Logo em seguida, observou-se que estas anomalias estavam associadas com a infecção materna pelo vírus Zika.
A SBGM imediatamente organizou uma força tarefa para ajudar a caracterizar clinicamente esta nova síndrome. Mutirões envolvendo diversos profissionais de saúde bem como médicos de diferentes especialidades uniram-se, elaborando um protocolo de exame clinico.
O resultado deste trabalho foi registrado no documentário que disponibilizamos agora, produzido durante um mutirão realizado em Fortaleza, Ceará em maio de 2016.



Este filme procura auxiliar profissionais de saúde no exame clinico de bebês com microcefalia ou alterações neurológicas em regiões onde há a circulação do vírus zika.

 - Por: Dra. Lavinia Schüler-Faccini