Vídeos-Aulas para Educação Continuada em Genética Médica

A SBGM, em parceria com a Câmara Técnica de Doenças Raras do CFM, irá promover vídeo-aulas para Educação Continuada em Genética Médica.


A SBGM, em parceria com a Câmara Técnica de Doenças Raras do CFM, irá promover vídeo-aulas para Educação Continuada em Genética Médica, objetivando capacitar médicos não especialistas, especialmente aqueles que atuam na atenção básica. As competências que serão abordadas, envolverão: conhecer os fundamentos básicos sobre genética médica; saber identificar indivíduos que necessitam de avaliação genética a partir do reconhecimento de fatores de risco na história clínica e achados no exame físico que sugestionem serem de etiologia genética; conhecer o processo de referência e contra-referência quando houver necessidade desse encaminhamento a serviços de referência em genética médica; oferecer conhecimento para assegurar o acompanhamento médico aos indivíduos diagnosticados com doenças genéticas na atenção básica.

O Modulo 1: Genética Médica na Atenção Básica-  Contexto Doenças Raras, abordará os três grandes temas do eixo das doenças genéticas da política nacional de atenção integral para pessoas com doenças raras (Portaria 199/2014, MS): anomalias congênitas e de início tardio, deficiência intelectual e erros inatos do metabolismo.

As aulas serão transmitidas ao vivo, com duração total de 1 hora, sendo 30 minutos para aula expositiva e o restante do tempo para discussão com o público de médicos inscritos, utilizando o portal do CFM.  As quatro aulas ocorrerão semanalmente em novembro de 2017. Após ministradas, todas as aulas serão compiladas para publicação como cartilhas, sendo um material de apoio didático, de acesso livre nos portais do CFM e da SBGM.