Médica geneticista recebe o Prêmio SBOC de Protagonismo Feminino na Oncologia


Patricia Ashton-Prolla se destaca no tratamento de pacientes com câncer hereditário

 

O Prêmio SBOC de Protagonismo Feminino na Oncologia foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) com o intuito de reconhecer profissionais que oferecem contribuições importantes para o diagnóstico e tratamento do câncer.


A médica Patricia Ashton-Prolla recebeu a honraria na edição deste ano. Nascida em 1968, é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui uma extensa trajetória na genética médica. Com atuações nos Estados Unidos e em instituições renomadas, se destaca no tratamento de pacientes com câncer hereditário e contribui para a promoção de ambientes profissionais equânimes. Além disso, é professora de Genética na UFRGS e membro de importantes sociedades na área, como a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) e o American College of Medical Genetics.


Dra. Patricia Ashton-Prolla atua com foco na oncogenética, desempenhando um papel crucial no tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer hereditário. Seu trabalho abrange uma abordagem multidisciplinar, combinando a ciência, tecnologia e pesquisa para fornecer aconselhamento genético completo aos pacientes. Uma das suas aspirações é a implementação de uma linha de cuidado para pessoas com predisposição ao câncer hereditário no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para uma assistência mais abrangente e eficaz.


Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak