Incorporação de novas tecnologias e acesso aos medicamentos foram destaques no II Simpósio Virtual de Doenças Raras


Evento promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e com a participação da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) abordou desafios e avanços no tratamento de doenças raras

 

O II Simpósio Virtual de Doenças Raras reuniu profissionais de saúde e especialistas na área que puderam discorrer sobre desafios atuais na melhoria do atendimento ao paciente com doenças raras. Promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e com a participação ativa da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), o simpósio, promovido na última sexta-feira (20/10), de forma online, trouxe discussões significativas sobre o diagnóstico, tratamento e acesso a medicamentos.

A coordenadora da Câmara Técnica de Doenças Raras do CFM, Natasha Slhessarenko, destacou a importância do evento e o compromisso do CFM em aprimorar o atendimento a aproximadamente 13 milhões de pacientes que enfrentam a complexa realidade das doenças raras no Brasil.

“O CFM realizou cinco fóruns nos últimos anos e, em 2023, já promoveu o segundo simpósio, além de estabelecer programas de Educação Continuada em 2017, em parceria com a SBGM, capacitando médicos da atenção primária para identificar e encaminhar pacientes com doenças raras para especialistas. Um dos principais desafios é reduzir o tempo necessário para obter um diagnóstico preciso”, disse.

A presidente eleita da SBGM, Dra. Ida Vanessa Doederlein Schwartz, enfatizou que, embora a minoria das condições raras, sejam elas de origem genética ou não, tenha tratamentos medicamentosos específicos, a discussão se concentrou nas condições que possuem tratamentos dedicados.

“A avaliação de tecnologia de saúde e a inclusão desses medicamentos no sistema de saúde enfrentam desafios, pois muitos deles são aprovados com evidências ainda em desenvolvimento. O processo de precificação dessas terapias envolve agências em nível global e visa garantir que os estados brasileiros possam adquirir medicamentos a preços uniformes”, declarou.

O II Simpósio de Doenças Raras contou com uma programação repleta de temas relevantes, como a incorporação de novas tecnologias e o acesso aos medicamentos para o tratamento dessas condições complexas. O evento foi transmitido de forma virtual, proporcionando a participação de profissionais de todo o país.

Para obter mais informações sobre o simpósio e acessar os conteúdos relacionados, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=3qR6wvZmaMI  ou visite o site da SBGM em www.sbgm.org.br

Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak