Conferência de encerramento apresenta conquistas do Programa Genoma Brasil


O Programa Genoma Brasil foi uma ação pioneira na área da genética que visa mapear o DNA de diferentes organismos. A iniciativa tem grande relevância científica ao possibilitar a identificação de milhares de genes e suas funções, o que abriu portas para o avanço do conhecimento sobre a genética e suas aplicações na medicina, agricultura e meio ambiente. O trabalho foi apresentado na conferência de encerramento do Congresso Brasileiro de Genética Médica, sob a coordenação da presidente da SBGM Têmis Maria Félix e apresentado por Ana Maria Caetano de Faria (Distrito Federal). Em sua fala, a convidada falou dos aspectos sociais, científicos, econômicos e tecnológicos.

“No âmbito social está a predição e prevenção de doenças, diagnósticos e escolha do melhor tratamento. Na parte do desenvolvimento científico atua com a farmacogenômica e formação e capacitação de profissionais. No meio econômico, o programa atua promovendo o desenvolvimento do setor produtivo, agregação de valor ao complexo industrial e redução de gastos públicos. No meio tecnológico, com a edução da dependência tecnológica, nacionalização de competências e fortalecimento da indústria nacional”, explicou.

Criado em 2020, o inovador programa Genomas Brasil se desenvolve em duas linhas de atuação. Primeiro, utiliza o sequenciamento genômico para obter maior acurácia diagnóstica, predição de risco de doenças, para atender pacientes com tratamento mais seguro e eficaz. E segundo, consiste no emprego de terapias avançadas (como as terapias celulares, gênicas e de tecidos à base de células humanas), tratamentos que levam em consideração a arquitetura genômica do paciente.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak.