SBGM promove apresentação de Grupos de Trabalho


No último dia do Congresso Brasileiro de Genética Médica, a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) proporcionou um ambiente específico para apresentação e discussões de diferentes Grupos de Trabalho, sob a coordenação da presidente da SBGM, Têmis Maria Félix (RS).

A primeira parte do encontro foi dedicada ao tema da Telemedicina e teve coordenação da médica Rachel Sayuri Honjo Kawahira. A convidada Sandra Franco trouxe à tona as implicações da telemedicina na genética médica. Em sua fala Sandra reforçou a importância, por exemplo, do material recém-lançado pela SBGM “A LGPD na Prática da Telemedicina”.

Na sequência, a Dra. Rayana Maia (PB) discutiu aspectos relevantes sobre testes genéticos. Em sua fala ela trouxe recomendações sobre a qualidade técnica e laudo dos principais exames em genética médica, enaltecendo a criação da cartilha da SBGM sobre o assunto.

“O objetivo é trazer informações sobre preceitos éticos fundamentais, orientar clínicos e laboratórios sobre as informações geradas pelos testes genéticos e abordar testes direto ao consumidor”, disse.

O Dr. Diogo Cordeiro de Queiroz Soares (PE) explorou o campo da imunogenética. Por fim, a Dra. Patricia Santana Correia (RJ) enriqueceu o debate ao abordar a relevância da residência médica nesse cenário em constante evolução.

Os materiais estão disponíveis no site www.sbgm.org.brno link “publicações”. O material sobre LGPD pode ser acessado através do link www.sbgm.org.br/ebook_lgpd.pdf